Últimas Notícias

Coritiba Foot Ball Club (PR)

No ano de 1909, diversos jovens se reuniam no Clube Ginástico Teuto-Brasileiro Turnverein. Em uma das reuniões de Setembro a atenção de todos estava voltada para Frederico Fritz Essenfelder, importante membro do grupo, que apareceu no local com uma bola de couro na mão.

Após alguns cabeceios e embaixadas, Essenfelder apresentou o objeto aos colegas, explicando que se tratava de uma bola de futebol. O grupo de jovens se encantou com o novo esporte e passou a promover partidas entre eles no campo do Quartel da Força Pública.

Em pouco tempo, todos estavam completamente apaixonados e decidiram fundar um clube para a prática do futebol, primeiramente chamado de Coritibano Football Club. A fundação ocorreu no antigo Theatro Hauer, na noite de 12 de outubro de 1909. Em 1910, durante uma assembleia da diretoria resolveu-se alterar o nome para Coritiba Foot Ball Club.

Suas principais conquistas são o Campeonato Brasileiro de 1985 e os 34 campeonatos estaduais, sendo o recordista de títulos paranaenses. Possui ainda 2 Campeonatos Brasileiros da série B, conquistados em 2007 e 2010.

O Coritiba foi o primeiro time do Sul do Brasil a ganhar um campeonato de cunho nacional, o Torneio do Povo de 1973, o primeiro time do futebol paranaense a conquistar um Campeonato Brasileiro da Série A, e a disputar uma Copa Libertadores da América e uma Copa Sul-Americana; representando todo o pioneirismo do futebol paranaense no cenário futebolístico nacional.

Curiosidade 01 - Em 1909, ano de fundação do Coxa, a grafia da cidade era feita de duas maneiras: Coritiba, grafia europeia, e Curityba, grafia tupi-guarani que significa "lugar com muito pinhão". Dez anos após, mudou-se para "Curitiba", porem o clube preferiu ficar com o nome tradicional.

Curiosidade 02 - Durante a partida final do Campeonato de 1941, um dirigente do Atlético Paranaense chamou o zagueiro alemão do Coritiba Hans Egon Breyer de "coxa branca". Os gritos acabam servindo de estímulo à equipe alviverde, que venceu por 3 x 1. O título foi muito comemorado e o termo virou sinônimo da torcida coritibana.

Curiosidade 03 - O Coritiba é o clube "alviverde" mais antigo do Brasil, seguido por Guarani (1911), Juventude (1913), Palmeiras (1914) e Goiás (1943).

Curiosidade 04 - Esta camisa cinza foi confeccionada em comemoração a volta a elite do futebol brasileiro, faz alusão a conquista do titulo da Série B em 2007. Foi utilizada somente em uma partida, contra o Palmeiras na 1º rodada do Brasileirão de 2008.









A Classic Football Shirts possui o maior acervo de camisas originais de futebol ( clubes e seleções ). A loja faz entregas no mundo inteiro.

https://goo.gl/GbDxHF

Clique no link para você encontrar uma lista completa com diversos cupons e ofertas com descontos em artigos esportivos.

https://goo.gl/GbDxHF

Diversos livros sobre camisas de clubes nacionais, internacionais, seleções, Copas do Mundo e tudo que for relacionado com futebol.

http://bit.ly/showlivros

4 comentários:

  1. EIIICCTHHAA, que bom ver a camisa do meu alviverde sendo homenageada com um post.
    Valeu a homenagem, meu amigo.
    Muitos falam que esta camisa é cópia de uma que o Palmeiras teve, da adidas (2005 acho...) mas isso é um pouco de se refletir, pois apesar de seguirem a mesma idéia e cores, as camisas tem layouts completamente diferentes.
    Também tenho esta camisa na coleção, e é muito bonita realmente.
    VALEU Luiz !!! Dá-lhe Coxa !!!
    Abçs de seu amigo,

    Anderson - Curitiba

    ResponderExcluir
  2. lol, post bem interessante haeuhuah (:

    ResponderExcluir
  3. Linda a Camisa *-*


    --- Nilton Junior ---

    ResponderExcluir
  4. Muito legal!

    Parabéns!

    Coritiba Eternamente!

    ResponderExcluir


A Classic Football Shirts possui a maior coleção de camisas internacionais de futebol. A loja faz entregas no mundo inteiro.


Show de Camisas Desenvolvido por Show de Camisas Todos os Direitos Reservados

Site Show de Camisas - www.showdecamisas.com.br - Todos Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.